Cuiabá (MT), 17 de setembro de 2021 - 00:06

? ºC Cuiabá - MT

Saúde

25/08/2021 13:17

Exposição ao sol ajuda grávidas a evitar partos prematuros, diz estudo

Aumentar a produção de vitamina D é um dos benefícios mais conhecidos do banho de sol, mas isso pode ir muito além, principalmente para as grávidas. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Edimburgo, ter esse hábito no início da gravidez pode reduzir o risco de parto prematuro.

Os especialistas analisaram dados de cuidados com a maternidade de mais de 397 mil mães e 556 mil bebês nascidos após 24 semanas. O resultado do estudo apontou que aquelas que receberam mais luz solar no primeiro trimestre da gestação diminuíram as chances de desenvolver problemas com a placenta, associados ao parto prematuro e ao aborto espontâneo. Mulheres que não tinham esse hábito apresentaram 10% a mais de probabilidade de ter esses riscos.

“O papel da luz do sol é um novo e excitante caminho para a pesquisa sobre a prevenção do parto prematuro. Esse estudo é importante porque fornece mais dados que nos lembram que a luz solar tem benefícios para a saúde, bem como riscos”, disse Sarah Stock, do Instituto Usher da Universidade de Edimburgo.

A exposição ao sol no segundo trimestre não demonstrou impactos no risco de nascimento prematuro. Os resultados apresentados foram independentes de outros fatores de risco, como idade e tabagismo. Os autores reforçaram que mais trabalhos são necessários para entender melhor a ligação entre o sol e o parto prematuro.Apesar dos benefícios, tomar sol sempre requer atenção. O ideal é evitar exposição solar após às 10h e sempre fazer o uso de protetor adequado para o seu tipo de pele, além de manter a hidratação com a ingestão de água ao longo do dia.


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102

Patricia Bueno Mussi
[email protected]

 

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo