Cuiabá (MT), 16 de setembro de 2021 - 23:27

? ºC Cuiabá - MT

MATO GROSSO

29/08/2021 08:51 Gazeta Digital

Cartão postal de Chapada dos Guimarães, cachoeira Véu de Noiva está seca

Vídeo que circula nas redes sociais mostra um dos principais atrativos turísticos de Mato Grosso, a cachoeira Véu de Noivas, localizada no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá) seca. A imagem choca principalmente quem já está acostumado não só com o volume da queda d’água, mas também com o barulho, que pode ser ouvido ainda da trilha antes de chegar no mirante.

Um dos vídeos foi publicado pelo empresário Junior Macagnam, em sua página no Instagram. Na legenda, ele afirma que a estiagem é tão impressionante que secou o Véu de Noivas. “Sustentabilidade não pode ser somente uma palavra da moda. Ações são importantes para o não comprometimento das próximas gerações”, destacou.

 

O Véu de Noivas tem origem graças à água do Rio Coxipó, que nasce em uma Serra em Chapada. Com a seca, a queda de 86 metros está imperceptível. Assim como o abastecimento e fluxo de outros rios que também recebem a mesma água, como o Claro, Mutuca, até a margem esquerda do Cuiabá, já no São Gonçalo Beira Rio.

 

Na terça-feira (24), o  noticiou que o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (MDB), decretou situação de emergência por conta da seca que atinge a região e, por isso, foi publicado uma série de medidas para minimizar a crise hídrica. Das 70 comunidades rurais que ladeiam o município, 22 correrem o risco de ficarem desabastecidas. 

 

Seis delas já estão sendo abastecidas semanalmente com água potável de caminhão pipa. A seca é um reflexo direto da falta de chuva na região e com a chegada de estiagem, os córregos naturais estão secando e se transformaram em poças.

 

Veja imagens de como a cachoeira era antes da seca. Na segunda imagem, registrada na quinta-feira (26) pelo repórter fotográfico Chico Ferriera, com uma quantidade menor de água e por fim, o vídeo que circula neste sábada, já sem nenhum volume de água.  


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102

Patricia Bueno Mussi
[email protected]

 

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo