Cuiabá (MT), 11 de maio de 2021 - 02:30

? ºC Cuiabá - MT

Curiosidade

25/04/2021 16:22

Veja como o estresse leva à queda de cabelo

Em situações de estresse, a esfera psicológica não é a única afetada, e os impactos também podem ser sentidos através de respostas do próprio corpo. Em um recente estudo publicado na revista Nature, cientistas descobriram que o hormônio do estresse pode inibir a regeneração do folículo capilar e levar a uma maior queda de cabelo.

Os folículos capilares são estruturas da pele responsáveis pela produção e crescimento dos fios, e são uma das únicas regiões em mamíferos capazes de passar por consecutivas renovações ao longo da vida. O processo é caracterizado por um ciclo que varia entre duas fases: crescimento e repouso. Na primeira, as células-tronco presentes no folículo são ativadas, regenerando o cabelo e permitindo o crescimento dos fios. Já no repouso, as células entram em um estado quiescente, ou seja, deixam de se multiplicar e não renovam os tecidos, de modo que os fios caem com maior facilidade.

“Meu laboratório está interessado em compreender como o estresse afeta a biologia das células-tronco e dos tecidos, estimulado, em parte, pelo fato de que todos têm uma história para contar sobre o que acontece com a sua pele ou cabelo quando estão estressados”, diz Ya-Chieh Hsu, uma das autoras do estudo.

Os pesquisadores da Universidade de Harvard analisaram como a corticosterona — hormônio associado ao estresse presente em roedores, equivalente ao cortisol nos humanos — regula a atividade do folículo capilar em ratos. Eles descobriram que o aumento nos níveis da substância faz com que as células-tronco permaneçam na fase de repouso por mais tempo, sem que haja a reparação do folículo.

Quando o hormônio era retirado, o estado quiescente era significativamente reduzido, e a fase de crescimento se mantinha constante por toda a vida, ao contrário do que costuma ocorrer — em geral, a regeneração dos folículos capilares diminui conforme o envelhecimento.


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102

Patricia Bueno Mussi
[email protected]

 

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo