Cuiabá (MT), 20 de setembro de 2019 - 20:35

? ºC Cuiabá - MT

TURISMO MATO GROSSO

30/05/2019 05:45

Governo de MT realiza oficina para atualizar Mapa do Turismo Brasileiro

A oficina de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro em Mato Grosso será realizada nesta quinta-feira (30), no Hotel Mato Grosso Paiaguás, na avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA). Os trabalhos começam por volta das 8h da manhã e seguem ao logo do dia, com o encerramento previsto para 18h.

A perspectiva dos organizadores, a Secretaria-adjunta do Turismo de Mato Grosso, é ter a participação de representantes de 100 municípios, entre interlocutores regionais e municipais, gestores públicos e integrantes do trade.

 

O interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Turismo, Diego Augusto Orsini Beserra, explica que o mapa é uma ferramenta utilizada pela União para definir as estratégias de investimentos no setor e precisa ser atualizado a cada dois anos. Nele, os municípios são agrupados em regiões e o limite das áreas são estabelecidos a partir das características e peculiaridades comuns.

 
 

Vale lembrar que a oficina além de discutir o formato do mapa, tem um espaço para mudanças, inclusões e exclusões. Atualmente, ele tem a inclusão de 94 municípios mato-grossenses.

Programação 

No período da manhã, haverá o credenciamento e um rápida abertura para marcar o início dos trabalhos. Depois, os participantes serão apresentados a metodologia de trabalho e em seguida, começam os debates relativos a composição das regiões turísticas.

O evento marca a fase final da atualização do mapa do turismo, que desde o começo do ano passa pela fase de atualização cadastral e documentação comprobatória.

Segundo o secretário-adjunto de Turismo, Jefferson Preza Moreno, explica que muitos estão com parte das exigências cumpridas e correndo atrás do que falta. “Estamos entrando em contato com todas as prefeituras para tentar resolver os problemas de forma individual e a tempo de atender os prazos”.

No rol de pendências, a mais comum é a falta de comprovação da atividade do conselho municipal de turismo. O governo Federal exige que o gestor apresente a lei de constituição do conselho, a ata da posse da diretoria e ainda duas atas de reuniões recentes. “Pedimos as pessoas que acelerem o trabalho de seleção dos materiais e procurem a secretaria caso haja dificuldade. Queremos ter o maior número possível de cadastrados”

Conforme o cronograma, todos precisam entregar os papeis até a primeira quinzena de junho e cabe aos estados alimentar os dados no Sistema de Informações da Regionalização do Turismo (SISPRT), que é uma ferramenta da União para direcionar investimentos e políticas públicas.

Municípios que estão no mapa e precisam ter os dados atualizados ou cadastrados

Alta Floresta, Carlinda, Nova Bandeirantes, Paranaíta, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Santa Helena, Peixoto de Azevedo, Aripuanã, Juína, Juruena, Claúdia, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Sinop, Sorriso, Tapurah, Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo dos Parecis.

Campos de Júlio, Porto Estrela, Sapezal, Tangará da Serra, Comodoro, Conquista D’oeste, Jauru, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Curvelândia, Lambari D’oeste, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Barão de Melgaço, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio do Leste, Chapada do Guimarães, Diamantino, Jangada, Nobres.

Nova Brasilândia, Nortelândia Rosário Oeste, São José do Rio Claro, Cuiabá, Várzea Grande, Campo Verde, Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira, São Pedro da Cipa, Itiquira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréo, Primavera do Leste, Rondonópolis, Alta Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Guiratinga, Ponte Branca, Tesouro, Torixoréu, Barra do Garças, Campinápolis, Canarana, cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Portal do Araguaia, Ribeirão Cascalheira, Canabrava do Norte, Confresa, Luciara, Santa Terezinha e São Félix do Araguaia.


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102
redacao@maxnoticias.com.br

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo