Cuiabá (MT), 28 de outubro de 2020 - 12:36

? ºC Cuiabá - MT

Saúde

NECESSIDADE URGENTE 19/09/2020 13:49 FONTE: GAZETA DIGITAL

Com 31% de doadores a menos, Hemocentro precisa de sangue

Em situação crítica devido à pandemia do coronavírus, o Hemocentro precisa constantemente de doadores para alimentar o banco de sangue, principalmente dos tipos sanguíneos O+, O-, B+ e A-. O Hemocentro atende o estado de Mato Grosso inteiro, além de suprir hospitais e prontos-socorros.


De acordo com a diretora do Hemocentro, Gian Carla Zanela, a campanha em conjunto com a BPW ajudou a melhorar a situação do banco de sangue. No entanto, a manutenção dos estoques precisa ser feita constantemente, já que o trabalho de abastecer hospitais e prontos-socorros do estado inteiro é de 24 horas.


Ela ressalta que julho foi o mês mais dramático em questão de doações. “Chegamos a ter um déficit de 47%. Hoje estamos com 31% a menos de doadores, em comparação ao mesmo mês de 2019. O mês mais critico foi julho, quando coletamos 738 bolsas. Nós costumamos coletar mensamente, sem pandemia e sem grandes campanhas, 1800”, expõe.

 

Ainda que tenha melhorado um pouco, o Hemocentro ainda não atingiu o que ela define como “estoque confortável”, ou seja, sem passar por apuros para doações. Agora com as cirurgias eletivas, o banco de sangue precisar ser reposto com maior frequência.


“É interessante frisar que não é só hemácias, também produzimos plaquetas, que tem durabilidade de 5 dias. Por isso a necessidade de produzir sempre, e quem produz é somente Cuiabá e Sinop. Outros municípios até tem tecnologia para isso, mas a logística praticamente foi pro espaço por conta da pandemia”, explica.


A diretora ainda ressalta que as bolsas de sangue servem para pessoas com doenças falciformes, oncológicas, cirurgias cardíacas, vítimas de acidentes de trânsito e até mesmo pacientes com covid-19. O leque de transfusões é extenso.


“Geralmente fazemos de 50 a 60 coletas por dia, mas é bastante complicado atingir a meta, em função das pessoas que deixaram de fazer doações. Entendo o receio da contaminação, é normal, mas no Hemocentro tomamos todo o cuidado possível”, disse.


A unidade realiza os agendamentos e atende o máximo de 10 pessoas por hora, além de fornecer álcool em gel e orientar o distanciamento indicado entre os assentos, para evitar aglomeração.

 

Veja como doar 

 

O telefone para informações e para agendamento de doação é (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e Whatsapp (65) 98433-0624. Também é possível agendar a doação pela internet.


A sede do MT-Hemocentro está localizada na rua 13 de junho, n° 1.055, Cuiabá, Centro Sul. O funcionamento da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102

Patricia Bueno Mussi
redacao@maxnoticias.com.br

 

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo