Cuiabá (MT), 18 de dezembro de 2018 - 18:31

? ºC Cuiabá - MT

Política

15/12/2017 11:33

Deputado tem celular apreendido pela PF na 15ª fase da Operação Ararath em MT

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal cumprem nesta sexta-feira (15), seis mandados de busca e apreensão em Mato Grosso expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Segundo a Polícia Federal, a Operação Cocite é considerada a 15º fase da Operação Ararath, que investiga desvio de dinheiro público e lavagem de dinheiro por meio de factorings clandestinas. Não há mandados de prisão.

Um dos mandados de busca e apreensão é contra o deputado estadual Mauro Savi (PSB). Os agentes foram até a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para o cumprimento, mas, como ele não estava, seguiram até a casa dele, onde foi apreendido o aparelho de celular do parlamentar.

A assessoria do parlamentar informou que a assessoria jurídica irá apurar o motivo da busca e apreensão do aparelho telefônico. "Mauro Savi está tranquilo e a disposição da Justiça para qualquer esclarecimento", diz, em nota.

A Polícia Federal, no entanto, não divulgou os locais onde os seis mandados de busca e apreensão devem ser cumpridos.

Conforme nota da PF, a nova fase da operação investiga crimes de ‘coação no curso do processo criminal’, além do crime de ‘embaraço a investigação’ de infração penal que envolve organização criminosa. As penas previstas variam de 1 a 4 anos e de 3 a 8 anos de reclusão, respectivamente.

Em setembro, em outra fase da Ararath, a PF fez buscas em casas de políticos e órgãos públicos em Mato Grosso, Distrito Federal e em São Paulo após a delação do ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB).

Ele firmou acordo de delação premiada e entregou provas materiais de um esquema de propina no governo dele. Entre os materiais entregues à Procuradoria Geral da República (PGR) estão vídeos que mostram deputados e ex-deputados recebendo dinheiro em espécie. Segundo Silval, o dinheiro era de propina.


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102
redacao@maxnoticias.com.br

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo