Cuiabá (MT), 07 de dezembro de 2019 - 09:47

? ºC Cuiabá - MT

Noticia

28/11/2019 20:07

Diego Guimarães propõe a criação de políticas públicas de conscientização sobre a Dislexia em Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou nesta quarta-feira (27/11) uma audiência pública para debater a criação de politicas e ações de conscientização sobre a Dislexia, condição que afeta 10% da população brasileira, no Município. A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita, sendo diagnosticada em cerca de 26 milhões de brasileiros. A estimativa é que 10% da população brasileira seja dislexia.
 
Fortalecimento das equipes multidisciplinares, campanhas publicitárias de conscientização e cooperação entre as secretarias de Educação e Saúde do Estado e do Município foram as principais indicações do evento coordenado pelo vereador Diego Guimarães (Progressistas). 
 
“Tivemos um amplo e rico debate. Foram mais de três horas ouvindo sobre as implicações da Dislexia e o como ela pode afetar a vida de dezenas de famílias e profissionais, que na grande maioria das vezes não estão preparados para lidar com a condição. Tudo isso pode ser facilitado com um diagnóstico precoce que pode melhorar e muito a vida dos dislexos e também de seus familiares”, afirmou o vereador.
 
Notas baixas, dificuldade de realizar tarefas escolares e resistência em ir para escola muitas vezes são apontados como preguiça, mas podem ser indícios de dislexia. “Uma das principais dificuldades encontradas pelos dislexos é justamente no diagnóstico precoce. Quanto antes for identificado,  mais fácil é a adaptação. Mas, para isso ele depende de outros fatores como a necessidade de ampliação da rede de atendimento e capacitação dos profissionais de educação”, afirmou Gabriele
 
Andrade, representante da Associação Mato-grossense de Dislexia. De acordo com o vereador Diego Guimarães, a Câmara irá enviar um oficio para as principais universidades do Estado para que elas possam incluir em suas grades curriculares o tema Dislexia. “Há uma necessidade de readequar esses quadros para que os novos profissionais já saiam da faculdade capacitados a lidar com a dislexia”.
 
Conforme o vereador, muitas pessoas são dislexas e contam com familiares dislexos, porém não sabem da condição. “A publicidade é fundamental para a conscientização. Por isso, um dos encaminhamentos dessa audiência é a criação de uma campanha publicitária institucional no ano de 2020 para conscientizar a sociedade e divulgar o que é a dislexia”.
 
Diego Guimarães também é autor do projeto de lei que institui o atendimento especializado, nos concursos públicos e vestibulares realizados no Município de Cuiabá para as pessoas com dislexia. (http://www.camaracuiaba.mt.gov.br/noticia.php?id10176 ).
 
A audiência também contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Educação, Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT) e da Associação Mato-grossense de Dislexia.
 
Fonte: http://www.camaracba.mt.gov.br/

Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102
redacao@maxnoticias.com.br

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo