Cuiabá (MT), 24 de julho de 2017 - 06:35

? ºC Cuiabá - MT

Noticia

13/07/2017 09:31

Assistência Social alerta para atualização cadastral do Bolsa Família 2017

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, convoca cerca de 17 mil famílias para atualização dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O Cadastro Único é porta de entrada para mais de 20 iniciativas do Governo Federal, entre elas, o Bolsa Família. A atualização em Várzea Grande está sendo executada nas quatro unidades dos Centros de Referência em Assistência (CRAS), São Mateus, Jardim Potiguar e Santa Maria, além do setor na própria Secretaria.

O recadastramento consiste na verificação dos dados cadastrais, inclusive no que diz respeito às informações sobre endereço. Passarão pela Revisão Cadastral àquelas famílias que estão há algum tempo sem atualizar os dados. A atualização cadastral é um dos mecanismos de controle da qualidade do Cadastro Único, feita impreterívelmente todos os anos, que reúne informações das famílias beneficiadas. “É o principal instrumento para identificação das famílias mais vulneráveis. Por isso, é fundamental manter a ferramenta com informações corretas”, destaca a coordenadora do Bolsa Família na Secretaria de Promoção e Assistência Social, Geni Corrello.

Conforme a coordenadora, as famílias devem ficar atentas, pois serão comunicadas sobre o prazo para atualizar as informações também, por meio de mensagem no extrato de pagamento do benefício. “Qualquer alteração, como mudança de endereço, renda, escola dos filhos ou composição familiar, deve ser comunicada à gestão municipal do Cadastro Único e do Bolsa Família. Mesmo que não tenha ocorrido nenhuma mudança, as famílias precisam atualizar ou confirmar os dados para não deixar de receber o benefício. O Bolsa Família se destaca como o principal programa social do Brasil. Ele auxilia no município cerca de 17 mil famílias, através da transferência direta de renda. O benefício é concedido para cidadãos que vivem em situação de extrema pobreza. O valor, depositado mensalmente, depende da composição familiar”, explica.

A coordenadora enumera que 480 cartões magnéticos do benefício foram bloqueados em Várzea Grande por falta de atualização cadastral. Muitas famílias também se inscreveram,  tiveram a aprovação do beneficio, já têm direito a 3 meses de transferência do benefício, porém não procuraram a agência bancária para fazer o saque. Atualmente, há previsão de bloqueio de saque para 380 famílias em Várzea Grande por não fazerem a atualização em tempo hábil conforme regras do Programa Federal.  

Para a família fazer acompanhamento de sua situação cadastral, basta ligar no número telefônico - 0800 726 6207 - e informar se está bloqueado e/ou liberado seu benefício.

A Secretaria Municipal de Assistência Social está localizada na Avenida Castelo Branco, s/n°, bairro Água Limpa, telefone 3688-8250. Horário de funcionamento,  de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, e no período vespertino das 14h às 18h.


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102
maxnoticiascontato@gmail.com

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo