Cuiabá (MT), 06 de dezembro de 2019 - 03:50

? ºC Cuiabá - MT

GOVERNO MT

06/02/2018 09:22

Colapso na saúde: Moradores levam alimentos para pacientes em hospital

O diretor do Hospital Regional de Barra do Bugres, Haroldo de Lima revela ao MPopular que a unidade está a beira de um colapso com a falta de repasse financeiro do governo do Estado. Segundo ele, o recurso está atrasado há cinco meses, e com isso , médicos e funcionários estão com até quatro folhas de pagamento em aberto. Além disso, esperam doações de alimentos para auxiliar na despesa com os pacientes. 

''Estamos a beira do colapso sem repasse.O Estado não nos repassa há cinco meses, o valor é 712.8 mil reais mensais. O hospital é mantido pelo Estado, e apenas administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Norte mato-grossense, via convênio", comenta.

Haroldo contou que a situação é precária ao ponto dos médicos estarem sem receber há 4 meses e funcionários há três, e a tendência é a paralisação total do atendimento, sendo que este mês vence mais uma folha de pagamento. Além de pontuar que falta vários insumos na unidade. 

"Falta medicamentos, material de limpeza, material de expediente, e essa semana as coisas vão ficar mais complicadas", narra o diretor. 

O Hospital atende cerca de 230 mil habitantes que estão divididos em nove municípios, que tem a unidade como referência. Em contrapartida atualmente está atendendo apenas urgência e algumas cirurgias, visto que não existem condições adequadas para trabalhar. Com isso, a decisão do corpo clínico foi de cancelar as cirurgias eletivas. "Não paramos os atendimentos definitivamente porque nós temos profissionais que ainda olham para o povo", assegura.

Sobre a manutenção da alimentação dos pacientes e profissionais, o diretor ressaltou que existem pessoas que fazem a doação de alimentos e a unidade se fortalece com a atitude, mas não tem sofrido com credores, pois todos são parceiros, porém são quase quatro meses comprando na confiança e sem pagar. "O consórcio tem crédito graças a Deus , nós temos parceiros e fornecedores, entretanto não existe parceiro que você fique devendo três ou quatro meses que continuará a ajudar", finaliza.

Em nota a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que já fez o repasse do mês de agosto, e que só se encontra em aberto parcelas até dezembro. 

Veja nota:

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que no dia 4 de janeiro repassou ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Norte Mato-grossense, que administra o Hospital Municipal Roosevelt Figueiredo Lira de Barra do Bugres, R$ 712,8 mil referente ao mês de agosto. As demais competências (do mesmo valor) dos meses de setembro a dezembro já estão liquidadas aguardando apenas fluxo de caixa do governo para que seja feito o pagamento. 

Fonte:http://muvucapopular.com.br


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102
redacao@maxnoticias.com.br

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo