Cuiabá (MT), 14 de dezembro de 2017 - 03:53

? ºC Cuiabá - MT

GOVERNO MT

06/12/2017 12:04

Mais de 60 serviços de Cidadania são oferecidos nos Dias D

A partir desta quinta-feira (07.12), a 11ª edição da Caravana da Transformação passa a contar com mais de 60 serviços para o público em geral. São os Dias D, que ocorrem entre 07 e 09 de dezembro, com serviços que vão desde a emissão de documentos, cortes de cabelo, inscrição em cursos de qualificação, até exposições e palestras.

Uma novidade que passa a integrar as atividades da Caravana da Transformação é o MT Ciência, uma carreta que se transforma desde um laboratório de ciência e tecnologia até uma sala para exibição de vídeos e palestras, cujo objetivo é percorrer os municípios do Estado. Esta é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), que também leva games, drones, equipamentos de realidade virtual e diversos outros serviços com foco em tecnologia.

Ainda se tratando de aprendizado, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza oficinas de Física e Química com experimentos e demonstrações voltadas principalmente ao público jovem. Outra ação da Seduc, que também é uma novidade na Caravana, é a realização de consultas odontológicas voltadas a alunos de escolas públicas dentro de uma carreta móvel adaptada.

Na parte de documentação básica, a Caravana da Transformação oferecerá por meio da Politec a 1ª e 2ª via de identidade; pela Secretaria de Estado de Trabalho (Setas) a 1ª e 2ª via de CPF e a 2ª via de certidões de casamento, nascimento e óbito, além da Carteira de Trabalho. Para a confecção da identidade serão distribuídas 200 senhas diariamente.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) leva à Caravana o Projeto Pai Presente, que visa a realização de exames de DNA e posterior reconhecimento de paternidade. Também leva os serviços de conciliação e mediação, além da distribuição de mudas e de jogos educativos com foco na educação ambiental, por meio do Juizado Volante Ambiental (Juvam).

Um dos serviços bastante procurados é o Mutirão Fiscal, promovido pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Na ocasião, o contribuinte pode negociar dívidas tributárias com o Estado, revendo juros e solicitando o parcelamento.

Na parte de embelezamento e de qualificação profissional, a Galvan Cabeleireiros, parceira da Setas, oferece o serviço de corte de cabelo, design de sobrancelha e aplicação de henna, penteado e bambuterapia. Estes mesmos serviços serão oferecidos como cursos de qualificação a alunos que já se inscreveram anteriormente e irão praticar durante a Caravana.

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) leva aos Dias D a Biblioteca Itinerante, um espaço lúdico e propício para a prática da leitura, para oficinas pedagógicas com pinturas, desenhos e contação de histórias, além da distribuição de livros, direcionadas principalmente ao público infanto-juvenil.

O Detran também estará presente com os serviços de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), emissão de taxas e guias de multas, consultas e orientações sobre processos de veículos e habilitação, simulador veicular, além de atividades de pintura e desenho para crianças com foco na educação no trânsito.

Na parte de exposições, as forças de segurança exibirão artefatos policiais e equipamentos de salvamento e resgate, a Empaer vai expor produtos da agricultura familiar local e a Secretaria de Estado de Gestão levará a exposição “Mato Grosso em Documento”, que leva o acervo do Arquivo Público do Estado.

Também durante os Dias D, a Prefeitura de Rondonópolis oferece atendimentos médicos especializados, como: consultas em neurologia, cardiologia, odontologia, gastroentereologia e cirurgia vascular. Serão disponibilizadas 50 vagas diariamente em cada especialidade. A Prefeitura também disponibilizará 60 exames diários de ultrassom. O acesso a estes serviços é feito via Central de Regulação Municipal.

Serviço

O quê: Dias D de Cidadania
Quando: Dias 7 e 8/12, das 8h às 16h e dia 9/12, das 8h às 12h
Local: Caravana da Transformação, Estádio Luthero Lopes
Mais informações: www.caravana.mt.gov.br


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102
maxnoticiascontato@gmail.com

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo