Cuiabá (MT), 14 de dezembro de 2018 - 20:32

? ºC Cuiabá - MT

ESPACO FITNESS - J.BARBOSA

21/11/2018 01:48

Exercícios e gestação: 8 atividades físicas para fazer durante a gravidez

Os benefícios da prática de exercícios físicos para gestantes são variados: promovem maior disposição, menos inchaço, menos dores nas costas, melhoram as condições cardiocirculatórias, além de prevenir a diabetes gestacional. Portanto, a realização de atividades é largamente indicada por especialistas.

            Em alguns casos excepcionais, é recomendado procurar um médico para autorização da realização de esportes. Se a paciente tiver problemas como sangramentos, placenta baixa e hipertensão, a prática não é recomendada. "Quando há uma possibilidade de ter um parto prematuro, as atividades podem afetar a saúde do bebê e da mãe", alerta Thiago Costa Florentino, especialista em Atividade Física e Saúde pela USP. Por isso, é sempre importante consultar seu médico antes de iniciar os exercícios.

            A atividade física moderada ou regular é indicada durante toda a gestação. Os esportes ou exercícios, no entanto, dependem de cada mulher, seu período de gestação e das condições de saúde que a mulher se encontra. Para quem deseja iniciar os exercícios, é importante ficar atento aos limites do corpo e não exagerar.

            Se você já for praticante de atividades físicas, provavelmente será mais fácil obter liberação para continuar os exercícios na gravidez. Nesse caso, a recomendação é adaptar os exercícios que já fazia para se cansar menos. O recomendado é evitar esportes que possam causar algum tipo de trauma, como lutas e esportes com bola.

            Abaixo, confira oito atividades que você pode realizar durante a gravidez:

            1 – Musculação

            A musculação é uma grande aliada para fortalecer a musculatura e evitar dores nas articulações e nas costas. "Ela ajuda em todos os aspectos, desde o fortalecimento do assoalho pélvico para segurar o bebê, como também ajuda no trabalho de parto", afirma o educador físico Thiago Costa Florentino. A única recomendação é não abusar e fazer exercícios pesados.

            2 – Pilates

            Essa é uma das atividades mais praticadas por gestantes. Fortalece os músculos, alivia dores na lombar, além de aumentar o ganho de força para tarefas do dia a dia. Apesar disso, não é uma atividade recomendada para as mulheres que eram sedentárias antes da gravidez ou que nunca fizeram pilates.

            3 – Hidroginástica

            A hidroginástica é um exercício com intensidade moderada e um dos mais recomendados pelos médicos, principalmente no último trimestre da gravidez. Isso porque a água alivia o peso extra da gestação e diminui o impacto nas articulações. Além disso, é capaz de tonificar os músculos, promover relaxamento e melhorar a capacidade cardiovascular.

            4 – Caminhada

            A caminhada é um dos exercícios mais simples e benéficos para uma mulher que está no período de gravidez. A atividade ajuda a manter a forma física sem sobrecarregar nenhuma parte do corpo, como os joelhos. Nesse caso, no entanto, é necessário procurar um tênis ideal para a atividade. Existem diversas marcas esportivas no mercado, como Nike feminino, Mizuno, entre outras.

            5 – Ioga

            Essa atividade também é de baixo impacto. Promove o relaxamento por meio de exercícios de respiração, além de tonificar os músculos e melhorar a circulação.

Ela também pode aliviar o estresse. Juntos, esses benefícios são grandes aliados na hora do parto.

            6 – Natação

            Essa modalidade ajuda as gestantes a terem mais fôlego e resistência. Os benefícios da água, como já foi dito, são extremamente positivos no terceiro trimestre de gravidez. Nesse caso, a indicação é optar por nadar em intensidade moderada e controlar a frequência cardíaca para não ultrapassar os 140 batimentos por minuto.

            7 – Dança

            Fazer aulas de dança durante toda a gravidez fará com que você tenha menos ansiedade, aumente a capacidade respiratória, além de ajudar no controle do peso. A dica é ficar de olho também na frequência cardíaca.

            8 – Alongamento

            Um dos principais exercícios para realizar durante a gravidez são os alongamentos. A gestação faz com que os músculos fiquem sobrecarregados por causa das mudanças posturais. Com os alongamentos, eles ficarão mais relaxados. O exercício também dá mais agilidade e elasticidade ao corpo, ajudando a prevenir lesões. Mas atenção aos excessos: nesse período, as articulações e os ligamentos estão mais sensíveis.


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102
redacao@maxnoticias.com.br

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo