Cuiabá (MT), 20 de setembro de 2018 - 23:57

? ºC Cuiabá - MT

Espaço Fitness

13/09/2017 14:09

5 Benefícios do Suco de Erva Cidreira – Como Fazer, Receitas e Dicas

A erva cidreira é uma planta medicinal que também é conhecida pelos nomes de cidreira, melissa e citronete e por seu nome científico que é Melissa officinalis.

Ela possui propriedades calmantes, diuréticas, analgésicas, sedativas, cicatrizantes, expectorantes, relaxantes, antivirais, antiespasmódicas, antibióticas e anti-inflamatórias. Ela ainda pertence à mesma família de outras plantas como a hortelã e o boldo.

5 benefícios do suco de erva cidreira

Geralmente, quando falamos sobre plantas medicinais, acabamos nos referindo aos chás, não é mesmo? No entanto, abaixo vamos analisar outra forma de ingerir esta planta: o suco de erva cidreira.

PUBLICIDADE
 

E então, vamos conhecer alguns dos benefícios associados ao suco de erva cidreira? Confira quais são eles na lista a seguir:

1. Efeito antioxidante

A erva cidreira é uma planta medicinal que é composta por diversas substâncias como polifenóis, terpenos, taninos e flavonoides como o ácido rosmarínico, o ácido cafeico citral e o acetato de eugenol.

 

E sabe o que esses compostos de nome esquisitos têm em comum? Todos eles fazem com que a planta tenha uma considerável ação antioxidante. Só o ácido rosmarínico apresenta uma atividade antioxidante mais alta do que da vitamina E.

Os antioxidantes são importantes para o organismo humano porque ajudam a evitar o envelhecimento celular e o desenvolvimento de doenças cerebrais degenerativas, a prevenir o câncer e a proteger o coração.

Como já citamos, a erva cidreira é dotada de propriedades sedativas e relaxantes. Por conta disso, o suco de erva cidreira também pode proporcionar um efeito calmante e contribuir com a diminuição de problemas relacionados à insônia.

3. Controle da ansiedade

A ação calmante da erva cidreira também faz com que seu suco contribua com o controle da ansiedade.

Experimente tomar o suco de erva cidreira com limão quatro vezes ao dia, todos os dias, com o objetivo de combater a ansiedade, que é o que impede muitas pessoas de terem sucesso em suas dietas.

4. Auxílio ao processo de perda de peso

Podemos concluir que o suco de erva cidreira ajuda a emagrecer porque tira a sua ansiedade, que é uma dos fatores que fazem muitas pessoas comerem demais.

Obviamente, não é só a bebida que contribui neste sentido. Não estamos dizendo aqui que é só beber o suco para emagrecer. Se você tomar o suco, porém, sem deixar de comer guloseimas e besteirinhas calóricas, certamente não vai emagrecer.

5. Combate ao estresse 

Sabe aqueles dias em que você sofre muita pressão e chega em casa com o estresse nas alturas? Uma sugestão para lidar com o problema é tomar um suco de erva cidreira. Isso porque, com o efeito calmante e relaxante que a planta medicinal traz, você pode ficar mais tranquilo e ter o seu estresse aliviado em certa medida.

Como fazer – Receitas de suco de erva cidreira  

1. Receita natural de suco de erva cidreira 

Ingredientes:

  • 8 folhas de erva cidreira;
  • 1 copo de água;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador; Bater bem e servir-se imediatamente. 

2. Receita de suco de erva cidreira com limão

Ingredientes:

  • 8 folhas de erva cidreira;
  • 1 copo de água;
  • Suco de ½ limão;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Levar as folhas de erva cidreira e o copo de água ao liquidificador e bater bem; Misturar o suco de ½ limão e o adoçante a gosto e mexer. Servir-se imediatamente.

3. Receita de suco de erva cidreira com limão e gengibre

Ingredientes: 

  • 1 limão inteiro cortado em pedaços com a casca;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre;
  • Folhinhas de erva cidreira;
  • Água;
  • Pedrinhas de gelo;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes, um por um, no copo; Bater (não precisa ser muito para que a casca do limão não libere sabores desagradáveis) no liquidificador ou com o auxílio de um mixer. Peneirar a bebida e servir-se imediatamente com mais algumas pedrinhas de gelo, se assim preferir.

Dica:

A nutricionista Fabiana Schimidt sugeriu deixar a erva cidreira de molho na água que será batida durante o preparo do suco por 30 minutos. De acordo com a profissional, isso serve para que os princípios ativos encontrados nas folhas da planta já sejam passados para a água. Ela recomenda a ingestão de no máximo quatro copos da bebida diariamente.

Cuidados com a erva cidreira 

O uso da planta medicinal pode causar efeitos colaterais com a sonolência e a diminuição da frequência cardíaca. Ela também pode resultar em uma diminuição da pressão arterial (hipotensão).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda a ingestão de uma a quatro folhas de erva cidreira a cada 100 ml de água, sendo que não se deve ultrapassar o consumo de 12 g de folhas da planta diariamente.

A erva não pode ser utilizada por mulheres que estejam grávidas ou que se encontrem em processo de amamentação de seus bebês e crianças com menos de 12 anos de idade. Ela ainda deve ser evitada por pessoas que sofrem com hipotensão e hipotireoidismo.

Caso esteja utilizando qualquer tipo de medicamento, informe ao seu médico antes de consumir receitas com a erva cidreira. Isso é importante porque a planta medicinal pode interagir com medicamentos, especialmente os remédios e suplementos sedativos.

Fonte:http://www.mundoboaforma.com.br

 

Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102
redacao@maxnoticias.com.br

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo