Cuiabá (MT), 21 de janeiro de 2018 - 06:36

? ºC Cuiabá - MT

Espaço Fitness

28/03/2017 13:59

Chá para Colesterol Alto – 10 Melhores, Como Fazer e Dicas

O colesterol alto pode causar uma série de problemas graves para a sua saúde, especialmente problemas ligados ao sistema cardiovascular. Isso preocupa principalmente pessoas que já passaram dos 40 anos e têm o colesterol alto.

Existem dois tipos de colesterol, o LDL e o HDL. O primeiro, conhecido também como colesterol ruim, é o resultado de uma dieta abundante em gorduras saturadas e falta de exercícios. Muito além de um problema simples, o colesterol LDL pode grudar nas paredes das artérias, dificultando a passagem do fluxo sanguíneo e podendo causar sérios problemas cardiovasculares.

Para ajudar no controle deste mal, é preciso estar atento à sua dieta, dando preferência a alimentos naturais e com pouca gordura. Além disso, existem alguns alimentos poderosos que podem colaborar com a redução do colesterol alto.

Existem alguns chás que podem ser incluídos na alimentação e que podem trazer muitos benefícios para quem sofre de colesterol alto. Vamos indicar abaixo as melhores opções de chá para colesterol alto para você que quer controlar este mal de forma saudável e natural.

Como usar um chá para colesterol alto?

O uso de chás com o intuito de melhorar a saúde deve ser feito sempre com produtos naturais, de preferência orgânicos. Por isso, esqueça os chás de saquinho se sua vontade é reduzir o colesterol alto com o uso de chás.

Algumas plantas e ervas possuem propriedades químicas que são usadas como medicamentos naturais há muitos séculos. No caso do colesterol, existem alguns alimentos que possuem princípios ativos que atuam no nosso organismo de forma a diminuir o nível de colesterol ruim no sangue.

Há também substâncias naturais que podem contribuir com o aumento do colesterol bom, conhecido como HDL, proporcionando um melhor balanço entre os dois tipos de colesterol.

Os melhores tipos de chá para o colesterol alto

Veja a seguir quais são e como esses chás podem ajudar. Você também poderá consultar os artigos relacionados para saber mais a fundo sobre cada um.

1. Chá verde

Este chá é conhecido por auxiliar na perda de peso e na retenção de água, principalmente por suas propriedades termogênicas, mas esta poderosa erva também pode ser um importante chá para colesterol alto.

Por conter altas doses de polifenóis de catequina, compostos que são excelentes antioxidantes, o chá verde tem o poder de diminuir os níveis de colesterol, além de prevenir a formação de coágulos sanguíneos.

Se tomado regularmente, o chá verde pode melhorar a saúde geral do seu organismo, além de diminuir os níveis de colesterol LDL, o colesterol ruim, que pode também evitar complicações cardiovasculares.

2. Chá branco

O chá branco também possui em sua composição a catequina, poderoso antioxidante. Este chá consegue eliminar as toxinas ao mesmo tempo que reduz os lipídios do organismo, contribuindo com a regulação dos níveis de colesterol e da função arterial.

Para resultados ainda melhores, tome o chá branco 20 minutos depois das refeições, não excedendo o limite de duas xícaras por dia.

3. Chá preto

O chá preto é muito consumido ao redor do mundo, mas pouco se sabe sobre suas propriedades medicinais. Um estudo publicado no jornal Preventive Medicine aponta que o chá preto pode diminuir os níveis de triglicerídeos e aumentar o colesterol bom no sangue.

Os participantes desta pesquisa deveriam tomar três xícaras de chá preto diariamente durante doze dias. Os estudos provaram que os níveis de triglicerídeos foram reduzidos em 36% enquanto o colesterol bom aumentou em 20%.

4. Chá de dente-de-leão

Pouco consumido, o dente-de-leão possui propriedades surpreendentes, e entre elas está o seu poder de regular os níveis de colesterol e de ácido úrico no sangue.

É considerado um dos melhores tipos de chá para colesterol alto, já que suas propriedades diuréticas conseguem eliminar toxinas e diminuir os níveis de colesterol LDL.

Recomenda-se tomar uma xícara de chá-de-dente de leão de manhã e uma à tarde, não excedendo ao limite máximo de duas xícaras diárias.

5. Chá de alcachofra

Pode parecer inusitado fazer chá de alcachofra, mas além de ser muito benéfico para a saúde, é uma forma de não desperdiçar as folhas que seriam jogadas fora.

Suas propriedades são comparáveis às de medicamentos de estatinas, já que impedem a atividade da enzima responsável pela produção de colesterol no fígado. Além disso, o chá de alcachofra pode trabalhar como um ótimo desintoxicante no organismo.

Para preparar o chá de alcachofra, é só adicionar algumas folhas em água fervente e deixar em infusão por alguns minutos. Não beber mais do que duas xícaras deste chá durante o dia.

6. Chá de manjericão

Outro chá diferente é o feito de folhas de manjericão, com um sabor delicado e surpreendente. Ainda que não existam estudos que comprovem que o chá de manjericão é eficiente no combate ao colesterol alto, existem alguns indícios de que ele pode ajudar.

Algumas folhas de manjericão em água fervente são o suficiente para fazer uma xícara deste chá.

7. Chá de hibisco

Bastante popular por suas propriedades que auxiliam na perda de peso, ele é também muito procurado como um chá para colesterol alto.

Um estudo feito há poucos anos mostra o potencial que o chá de hibisco tem de diminuir os níveis do colesterol ruim, ao mesmo tempo em que aumenta o colesterol bom. Este chá pode ser tomado frio ou quente, não excedendo o limite de duas xícaras por dia.

8. Chá de hortelã

Além de saboroso e calmante, o chá de hortelã é apontado como potencial em melhorar a saúde do coração.

Um estudo recente aponta que o chá de hortelã possui propriedades que podem diminuir os níveis de triglicerídeos e do colesterol LDL, além de trabalhar como incitador do colesterol bom.

9. Chá de cúrcuma

A cúrcuma é um alimento poderoso, muito utilizado na medicina oriental, principalmente por suas propriedades anti-inflamatórias. O chá de cúrcuma é excelente para diminuir os níveis de colesterol ruim do corpo.

Adicione 3 colheres de café de cúrcuma em pó em meio litro de água fervente e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Adoce a gosto. Tome no máximo 3 xícaras de chá de cúrcuma por dia, intercalando entre as refeições.

10. Chá de rooibos

Ainda pouco popular no Brasil, o chá de rooibos é muito eficiente para controlar os níveis de colesterol e regular os triglicerídeos.

Originária da África do Sul, esta planta possui um princípio ativo chamado lovastatina, um composto químico estudado por especialistas que descobriram ser capaz de diminuir os níveis de colesterol ruim do sangue.

fonte:mudoboaforma


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102
redacao@maxnoticias.com.br

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo