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23/03/2017 13:04

10 Comidas Saudáveis e Econômicas para Sua Dieta

1. Abacate

Essa fruta é rica em nutrientes e antioxidantes, bem como fibras, o que contribui para promover sensação de saciedade, inibindo o apetite. Além disso, traz mais saúde ao coração devido à presença de gorduras monoinsaturadas. Apesar de ser um alimento saudável, ele pode ser bem calórico, pois um único abacate pode ter 350 calorias, por isso é indicado comer com parcimônia.

2. Arroz integral

Quer um prato mais barato e arrojado do que o arroz? O arroz integral é facilmente encontrado nos supermercados e possui um valor um pouco acima do tradicional. Ele pode ser utilizado para compor receitas de saladas de arroz, arroz de forno, sopas e como acompanhamento. Uma porção (1/4 de xícara) possui apenas   170 calorias, 2 gramas de fibra e 4 gramas de proteína. 

3. Iogurte Natural Desnatado

Hoje em dia existe uma ampla gama de produtos no mercado de marcas diferenciadas e a preços interessantes. Um copinho de iogurte natural desnatado possui, em média, 130 calorias, menos de 10g de carboidratos e cerca de 7g de proteínas. Pode ser consumido nos intervalos entre uma refeição e outra ou como base para parfaits, smoothies e outras sobremesas. Existem versões gostosas e baratas que podem ser comidas saudáveis rápidas para você.

4. Legumes congelados

Legumes são simplesmente uma delícia e combinam com diversos pratos de comidas saudáveis. Podem ser servidos como acompanhamentos, em ensopados, grelhados no azeite ou cozidos e bem temperados. Um mix de vegetais tem em média 82 calorias, 6 gramas de fibras e 4 gramas de proteína.

5. Maçãs

As maçãs são fontes de fibras solúveis e podem reduzir os níveis de colesterol e glicose do sangue. Além disso, são fontes de vitamina C que renovam as células do corpo, melhoram a defesa do organismo, mantêm os vasos sanguíneos saudáveis e ainda ajuda na absorção do ferro.

 

6. Feijão preto

Uma xícara de feijão preto corresponde a 15 gramas de proteínas e o melhor é que ela traz proteínas sem a presença de gordura saturada, diferente das carnes que são ricas fontes de proteína, mas têm muita gordura.

7. Aveia

A aveia é um cereal composto por fibras, o que alimenta e inibe o apetite por mais tempo. Meia xícara desse cereal possui 4,6 g de amido resistente que tem a função de acelerar o metabolismo e queimar gordura.

8. Espinafre

Este é um alimento rico em nutrientes e econômico. Fica perfeito em comidas saudáveis como saladas, cozidos, em sopas ou até mesmo misturado com ovo cozido em lanches. Uma porção possui 20 calorias, 2 gramas de fibra e vitaminas A, C e cálcio.

9. Brócolis

O brócolis ajuda a prevenir o câncer e uma porção tem apenas 30 calorias, combatendo assim a obesidade e o sobrepeso. Este é um alimento que pode integrar saladas ou pratos principais, como o macarrão com brócolis e outras receitas. Pode ser consumido cozido ou cru.

10. Pera

Uma pera ao dia pode fornecer 15% da quantidade diária de fibras que o corpo precisa. O ideal é comer a fruta inteira com a casca, pois é nela que está a maior quantidade de fibras.

fonte:mundoboaforma

 


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Marcos Davi Andrade

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