Cuiabá (MT), 21 de setembro de 2020 - 20:17

? ºC Cuiabá - MT

EMPREGOS

21/05/2020 11:51 Fonte: Jc Concursos

Saiba como aumentar chances de sucesso em uma entrevista on-line

Em meio a pandemia de coronavírus, muitas empresas optam por entrevistas virtuais. Especialista dá dicas para não ficar nervoso e treinar as respostas previamente

Com avanço da pandemia de coronavírus no Brasil e, consequentemente, o isolamento social da população, a seleção de emprego on-line está cada vez mais comum nas empresas, especialmente na iniciativa privada. Com isso, a internet acaba sendo uma forte aliada na hora de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Mas para que tudo isso dê certo é preciso alguns cuidados.  

Mais que uma ferramenta de envio de currículos e buscas de vagas, a internet facilita algumas etapas do processo seletivo, com por exemplo a entrevista para o cargo que almeja. Algumas empresas, vendo o atual momento, começaram a optar por entrevistar seus candidatos por meio de plataformas de videoconferência. A estratégia, além de economizar tempo e custos, acaba por facilitar a vida de ambos os envolvidos no processo seletivo.

Pensando em auxiliar você na busca por uma vaga de emprego, conversamos com Lorena Bezerra, analista de carreiras da Faculdade Uninassau Natal, que deu algumas dicas para que os candidatos não desperdice uma oportunidade caso sejam chamamos para uma entrevista virtual.

A primeira orientação é sobre a preparação para a entrevista. "Uma ótima dica é ter conexões e equipamentos adequados. Certifique-se de que o encontro virtual acontecerá sem interrupções. É importante ter uma boa conexão com a internet e equipamentos com a bateria em dia", explicou Lorena.

Segundo a analista de carreiras, é de extrema importância que você monte um bom cenário e escolha um local com boa iluminação. Lorena explica que, na hora de se vestir, opte por usar roupas adequadas, como se o encontro fosse presencial, e lembre de não exagerar na maquiagem. Além disso, é imprescindível manter a calma e a concentração para responder às perguntas do recrutador com clareza.

Outra dica importante é praticar a entrevista, mesmo que seja apenas uma simulação. "Simular a entrevista antes mesmo que ela aconteça pode te ajudar. Pois, enquanto você pratica, testa os equipamentos, a luz e cria mais segurança para responder ao recrutador", orientou a analista.

Evitar erros no português durante a entrevista é fundamental

Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.

A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.

Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.

Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102

Patricia Bueno Mussi
redacao@maxnoticias.com.br

 

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo