Cuiabá (MT), 24 de fevereiro de 2021 - 16:32

? ºC Cuiabá - MT

EDUCAÇÃO

17/01/2021 17:55

Redação do Enem 2020 traz tema voltado para saúde mental

Vitória Lopes

vitoria@gazetadigital.com.br

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano é “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. A informação foi divulgada pelo ministro Milton Ribeiro e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


O exame começou às 13h30. Mais de 100 mil pessoas, só em Mato Grosso, realizam neste domingo (17), a primeira etapa do Exame nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, adiado no último ano devido ao avanço da pandemia da covid-19.


Na última sexta-feira (15), a reportagem do  divulgou dicas com ajuda de professores de como produzir uma redação satisfatória.

Leia também - Mesmo com portões fechados, fiscais ajudam 'atrasados do Enem'; assista


O docente Gênesis Barbará, do Colégio Fato, enumerou que a escrita poderia girar nos eixos de saúde, educação, sociedade, natureza, grupo específico e seus problemas: crianças, jovens, mulheres, homens e idosos.

Além de elencar temas pertinentes, o professor citou uma doença invisível que vem assolando pessoas e com grande probabilidade de ser tratada na redação: a ansiedade. A doença e seu tratamento é um dos assuntos que podem ser citadas na redação de hoje, por exemplo.


Hoje é dia das provas de linguagens e ciências humanas e da redação, com duração total de cinco horas e 30 minutos. Em 2019, os estudantes tiveram que escrever sobre a “democratização do acesso ao cinema no Brasil”.


O texto deve reconhecer o tema adequadamente (desviar totalmente do tema zera sua redação), propor e defender uma tese (uma opinião a respeito desse tema), com base em argumentos claros e consistentes, e finalizar com a proposta de intervenção. São no máximo 30 linhas de texto e, no mínimo, sete (menos que isso também zera a redação).

 

 


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102

Patricia Bueno Mussi
redacao@maxnoticias.com.br

 

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo