Cuiabá (MT), 18 de julho de 2018 - 00:54

? ºC Cuiabá - MT

Economia

18/12/2017 00:00

Prefeitura investe em eventos natalinos e resgata movimento no comércio fomentando economia da Capital

LUCIANA SOUZA 

Com o objetivo de resgatar as tradicionais festividades natalinas pelos espaços centrais da Capital, a Prefeitura de Cuiabá presentou a população com uma bela decoração, repleta de luzes, cores e atrações regionais.  A proposta da gestão Emanuel Pinheiro é valorizar a cuiabania e impactar positivamente a movimentação do comércio de rua, fomentando a economia da Capital. A expectativa é que se tenha um crescimento de 10% a 20% nas vendas, gerando novos investimentos, mais empregos e criação de novos espaços.

O prefeito Emanuel Pinheiro analisa que a ação é de extrema importância neste momento em que Cuiabá mostra crescimento e desponta entre as cidades brasileiras que mais geram novos investimentos. Ele alinha junto à ação o resgate da cultura local, do lazer das famílias pelos espaços históricos, revivendo momentos que marcaram época e que se perderam ao longo do tempo, sendo isso o primeiro passo para uma reestruturação econômica após um período de crise.

“Para que possamos sair na contra mão da crise, precisamos trabalhar planejamentos voltados para o resgate de algumas tradições, como as compras no comércio de rua, e as épocas festivas é um bom ponto de partida para começarmos. Criando atrativos diferentes, que chamem a atenção do público para as áreas de concentração desse comércio no centro da cidade, conseguiremos aumentar consideravelmente as vendas e fomentar a economia, gerando novos espaços, empregos e levando nossa Capital para uma crescente ascensão”, avalia Pinheiro.

Ações

As ações natalinas foram desenvolvidas por meio da parceria da Prefeitura de Cuiabá com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá - AAC, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - ABRASEL, Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores - AMAD, Associação Comercial e Empresarial Centro Sul, Governo do Estado e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

As atividades são coordenadas pela Secretaria Extraordinária dos 300 Anos em conjunto com a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte.  “Temos trabalhado incansavelmente para proporcionar um Natal inesquecível às famílias cuiabanas. Tudo isso realizado como muito carinho, dedicado a toda população que por aqui passar”, salientou o secretário dos 300 Anos, Junior Leite.

O presidente da CDL Cuiabá, Nelson Soares Junior, destacou a importância da movimentação do Centro Histórico para os comerciantes da região. “É desse tipo de atividade que precisamos para movimentar as ruas e o comércio da nossa Capital. Esse ano aumentou-se consideravelmente o foco para o centro e somos muito gratos a isso”, diz.

Natal Iluminado

Toda revitalizada, a histórica Praça Alencastro está sendo palco do Natal oficial 2017 da Prefeitura de Cuiabá, intitulado “Natal Iluminado”. O espaço foi decorado com luzes pelos edifícios Maria Joaquina e Palácio Alencastro, além das tradicionais decorações com Presépio e a Casa do Papai Noel. A população ainda está sendo contemplada com apresentações teatrais, musicais, danças regionais; espetáculos que revivem eventos de outroran do Centro Histórico.

Quem visitar a Praça Alencastro neste período natalino também apreciará as sessões da projeção mapeada nas paredes da Catedral Metropolitana - inaugurada neste sábado (16) pelo prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro -, um formato de cinema a céu aberto, que por meio de uma grande tela refletirá imagens nas paredes. O evento na noite de sábado reuniu famílias e autoridades, chegando segundo cálculos da Policia Militar, chegando a aproximadamente mil pessoas.

O espaço também ganhou uma praça de alimentação, que funciona a partir das 12 horas.

A comerciante Eriane Santana, 10 anos trabalhando no ramo alimentício, frisa que as ações trouxeram uma “cara” nova para a área central e “que além da diversão, a praça de alimentação montada para o Natal Iluminado vem de encontro com as necessidades da área e auxilia o aumento das vendas do comércio de rua, que tanto ficou esquecido com a chegada das inovações, e dos shoppings”, relatou Santana.

Vem Pra 15

Quem passa pela Avenida 15 de Novembro, região do Porto, encontra também uma programação natalina cheia de novidades. Este ano será a primeira edição do “Vem Pra 15”, que começa a fomentar para a tradicional área, uma característica de “comércio presenteio”.  A avenida conta com 120 lojas comérciais.

O projeto piloto “Vem Pra 15” tem um conceito de shopping aberto, que se implantado permanentemente, será o primeiro da Capital neste formato, trazendo à região a recuperação econômica, pois se organiza em associações, dinamiza a movimentação do comércio e fomenta a economia.

Orla do Porto

Além da 15 de Novembro, outro espaço da região que recebe o Natal 2017 é a Orla do Porto. Com uma encantadora decoração, cheia de magia, o espaço de lazer está com uma mega programação musical, com a famosa ”Cantanda de Natal - Quase Lá” composta por um grupo de mais de 300 músicos. Evento que será realizado neste domingo (17), às 19 horas.

Segurança e comodidade 

Para garantir a comodidade e segurança da população enquanto prestigiam as atrações natalinas e fazem suas compras, a Prefeitura realizou algumas organizações e reforços nas áreas contempladas com eventos natalinos.  O trânsito será desviado no início da Getúlio Vargas para a Rua Treze de Junho, das 20h às 22h, garantindo a segurança da população durante a exibição da projeção mapeada. Agentes de trânsito estarão no local para ordenar  a trafegabilidade e orientar os condutores. Na 15 de Novembro foram instaladas novas faixas de pedestres e pinturas das antigas. Também foi reforçada as ações dos agentes na área.

“Tudo muito lindo. Faz tempo que não faço compras no Centro da cidade, prefiro o shopping, por encontrar o que preciso em um só lugar. Mas vendo as chamadas para o natal, resolvi dar uma volta e gostei da ideia. Acabei aproveitando e comprando algumas lembrancinhas que faltavam para o dia do Natal”, aprova a aposentada Ana Oliveira, enquanto faz suas compras no comércio da Rua Treze de Julho, acompanhada de sua neta, Beatriz Oliveira, de 11 anos.

Projeção de vendas

Os comerciantes da região estão com boas perspectivas para as vendas durante o período de festas de fim de ano. Após dois anos de recessão e de queda nas vendas do comércio, a reação da economia começa trazer a estabilidade novamente às atividades. O setor aprova as ações natalinas nas áreas centrais e prevê que terá neste Natal o melhor desempenho em quatro anos.

Motivos não faltam para sustentar o otimismo. A inflação, que tanto comprometeu o poder das compras, deu descanso este ano. Com a desaceleração dos preços, os juros também caíram. E, se há uma receita que agrada aos consumidores, é a possibilidade de comprar produtos à vista, com preços mais em conta ou em prestações que caibam no orçamento. Com cenário favorável, os comerciantes esperam para o Natal de 2017 um crescimento de 5% nas vendas em relação a 2016.

Outro fator que nutre as expectativas de vendas do Natal é a melhora do mercado de trabalho. Após um grande quadro de desempregados ter atingido quase 14% da população ativa, no auge da recessão, o aumento das contratações - a princípio, em regime informal, e, mais recentemente, também com carteira assinada - reforçam a perspectiva de incremento nas vendas. A expectativa de maior movimento nas lojas, por sua vez, terá peso fundamental para a geração de vagas temporárias no comércio, que devem crescer 9,6% em relação ao ano passado.

A injeção de R$ 15,9 bilhões na economia, no mês de outubro, com os saques das contas do PIS/Pasep, medida autorizada pelo governo federal, deve favorecer cerca de 8 milhões de consumidores e ajudar também a fomentar a economia.

“As expectativas para o Natal são positivas em detrimento não só de benefícios temporários, mas também de resultados em longo prazo. Essas ações sazonais dão vasão para as permanentes e sucessíveis transformações para a economia. O poder público tem melhorado as condições para empregados e empregadores. Isso trouxe poder de compra novamente à população”, pontua o gerente de vendas da região da 15 de Novembro, Roberto Henrique Borges, que espera que o quadro de vendas da região cresça em 10% este ano. 


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102
redacao@maxnoticias.com.br

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo