Cuiabá (MT), 26 de junho de 2019 - 10:15

? ºC Cuiabá - MT

CIDADES MT

12/04/2019 10:59

Laudo aponta que 36 cães e gatos mortos foram envenenados com 'Chumbinho'

Laudo encomendado pelo grupo de proteção animal “Amamos Animais”, de Alta Floresta (792 Km de Cuiabá), apontou que os animais encontrados mortos na cidade haviam ingerido Carbamato, veneno conhecido popularmente como “chumbinho”. Ao menos 36 animais foram encontrados mortos de decorrer de três semanas. Até o momento ninguem foi preso.
 
As mortes começaram a ser registradas no dia 10 de janeiro, por moradores do bairro Jardim das Flores, após 15 cães aparecerem mortos. De acordo com uma das denunciantes, os animais não apresentavam nenhum sinal de doença e apareceram mortos pela manhã, sempre da mesma forma. A situação já havia sido denunciada por meio das redes sociais e agora foram formalizadas e enviadas à Delegacia Municipal da cidade.
Alguns moradores encontraram pedaços de carnes nos quintais das casas onde alguns animais foram encontrados mortos. O material foi entregue para a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), para ser analisado, porém devido a demora, a associação encomendou o laudo em outra empresa particular.
 
O exame foi realizado em um dos animais que foram envenenados. O laudo apontou que o animal havia ingerido o veneno Carbamato, conhecido popularmente como “chumbinho”, que causa morte de forma muito rápida. O animal pode ter convulsões, hemorragia interna e parada cardíaca
O resultado foi entregue pela diretora da associação, Leir Ribeiro, para a Polícia Civil. De acordo com ela, o número de animais mortos pode ser maior, já que nem todas as pessoas denunciam. Nenhum suspeito foi preso até o momento. Polícia Civil continua as investigações para localizar o autor do crime.
 
Causar maus-tratos a animais é crime ambiental previsto do artigo 32 da Lei 9605/98 "leis dos crimes ambientais", com agravante de aumento de pena em caso de morte da espécie. Qualquer informação que leve ao paradeiro de quem estaria praticando o envenenamento dos animais, podem ser repassadas via 190 ou 197.
 

Fonte:http://www.olhardireto.com.br


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102
redacao@maxnoticias.com.br

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo