Cuiabá (MT), 16 de outubro de 2021 - 02:26

? ºC Cuiabá - MT

Cidades

19/07/2021 14:36

Um ano de Espaço de Acolhimento: número de atendimentos chega a 282

JULIA MILHOMEM BATISTA

O primeiro Espaço de Acolhimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica completou um ano de funcionamento na última sexta-feira (16). Mesmo durante o auge da pandemia da covid-19 no município, período de maior rigidez nas restrições de convívio social, as mulheres vítimas de violência doméstica contaram com a assistência integral da sala, localizada Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que permaneceu aberta de segunda a segunda, 24 horas por dia, para acolher e fortalecer a autonomia das mulheres.

De acordo com a Secretária Municipal da Mulher, Luciana Zamproni, no ano passado a equipe realizou cerca de 88 atendimentos, neste ano 194 mulheres foram acolhidas no espaço. Totalizando 282 acolhimentos de mulheres que foram vítimas de violência doméstica. Ela explica que 67 mulheres chegaram ao Espaço de forma espontânea, 85 foram encaminhadas por meio da Urgência e Emergência do HMC, 11 receberam o acolhimento depois de serem enviadas pelo CREAS/CRAS, 77 vieram até o Espaço pela Delegacia da Mulher, 5 pela Defensoria Pública, 5 foram feitas pelas secretarias e 32 por outros meios.

“Quando recebemos essa missão de coordenar um Espaço que iria funcionar 24 horas por dia dentro de um hospital público a pedido da ativista Maria da Penha, foi um grande desafio e uma grande honra. O resultado que chegamos no dia de hoje mostra a sensibilidade de uma gestão humanizada que desenvolve efetivamente políticas públicas que defendem as mulheres”, explica.

Para a primeira-dama, Márcia Pinheiro, idealizado do Espaço de Acolhimento da Mulher, este trabalho oferecido pela secretaria da Mulher, mostra a importância deste equipamento público no combate à violência doméstica e familiar, de forma humanizada e célere.

“O que buscamos é a concretização do idealizado pela Lei Maria da Penha, visando garantir a proteção e os direitos inerentes a todas que se reconheçam do gênero feminino, respeitando sua dignidade”, afirmou.

O Espaço da Mulher, que funciona 24 horas por dia, conta com sala de acolhimento infantil, sala de aconchego, sala para atendimento médico, além de recepção e banheiros. Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogas e assistentes sociais, totalizando 12 profissionais atuando diretamente, além de uma coordenação.

 


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102

Patricia Bueno Mussi
[email protected]

 

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo