Cuiabá (MT), 26 de setembro de 2020 - 18:09

? ºC Cuiabá - MT

Brasil

10/02/2020 08:50

Chuva deixa um morto, causa dezenas de desabamentos e alagamentos e trava São Paulo

Por G1

O temporal que atinge a cidade de São Paulo causou a morte de um homem de 33 anos. Seu corpo foi encontrado no piscinão de São Bernardo, segundo o Corpo de Bombeiros. Ele estava desaparecido desde a noite de domingo (9), quando as chuvas começaram, e foi localizado na manhã desta segunda-feira (10).

Todas as regiões em estado de atenção. As marginais Tietê e Pinheiros têm trechos intransitáveis e a circulação dos transportes públicos está comprometida. A Zona Oeste da cidade foi a mais afetada. A recomendação dos bombeiros é que as pessoas evitem sair de casa.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que, desde o fim da tarde de domingo até as 8h desta segunda, foram registrados 141,2 ml de chuva em Barueri. No Mirante de Santana, na Zona Norte de São Paulo, foram registrados 113,2 ml de chuva. A média nos últimos 30 anos para o mês de fevereiro nesta estação de medição é de 249,7.

Resumo:

 

  • rodízio de veículossuspenso por todo o dia
  • marginais: Tietê e Pinheiros estão fechadas em pontos com alagamento; na Tietê, o ponto crítico é na altura da ponte da Casa Verde, sentido Cebolão;
  • chegada a São Paulo: rodovias Carvalho Pinto e Dutra têm congestionamento; a situação é a mesma na Castello Branco e Imigrantes;
  • congestionamento: por volta de 8h, havia 89 km de lentidão em toda cidade
  • trens: As linhas 8 e 9 da CPTM têm trechos com operação paralisada;
  • metrô: opera normalmente;
  • aeroporto: Guarulhos e Congonhas estão aberto para pousos e decolagens
  • ocorrências: 234 acionamentos dos bombeiros por inundações, 27 quedas de árvores e 20 desabamentos; desde a noite de domingo (9) foram 4 mil chamados
  • morte: um homem morreu em São Bernardo do Campo

    Segundo a prefeitura, a cidade tem 76 pontos de alagamento, sendo 68 intransitáveis. A Marginal Tietê foi totalmente interditada, na altura da ponte da Casa Verde, sentido Cebolão, por volta de 5h30. O rio transbordou.

    Há alagamentos nos dois sentidos também na Marginal Pinheiros, com veículos parados no meio da água na Zona Sul. O alagamento fecha a pista expressa completamente na altura da ponte Cidade Jardim.

    O trânsito está parado na rodovia Castello Branco, sentido capital, e na chegada a São Paulo pela Dutra e Carvalho Pinto. Também há congestionamento na Imigrantes.

     
    Carros tentam atravessar trecho alagado na ponte Cidade Jardim, Zona Oeste de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (10). Fortes chuvas atingiram a capital paulista na madrugada. — Foto: BRUNO ROCHA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

    Carros tentam atravessar trecho alagado na ponte Cidade Jardim, Zona Oeste de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (10). Fortes chuvas atingiram a capital paulista na madrugada. — Foto: BRUNO ROCHA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

     
    Ambulância ficou debaixo d'água na manhã nesta segunda-feira (10)  — Foto: Reprodução/TV Globo

    Ambulância ficou debaixo d'água na manhã nesta segunda-feira (10) — Foto: Reprodução/TV Globo

    Há problemas também no transporte público. A circulação de trens na linha 9 Esmeralda da CPTM está interrompida entre as estações Osasco e Santo Amaro por causa de alagamentos. Os ônibus do sistema Paese foram acionados.

    Também há problemas na linha 8 Diamante. Há interrupções entre as estações Itapevi e Comandante Sampaio.

    A operação dos ônibus metropolitanos também está comprometida, com dificuldade de circulação dos veículos e atrasos por causa das vias alagadas. A recomendação é que os passageiros consultem a situação da linha em tempo real pelo aplicativo da EMTU. O rodízio de veículos foi suspenso.

     

    Morte

    Um homem de 33 anos, que desapareceu na enchente em São Bernardo do Campo, teve o corpo encontrado por volta de 6h30 desta segunda pelos bombeiros e um piscinão.

    Além do ABC e da capital, a chuva também inundou ruas de Osasco, Carapicuíba, Itapevi e Barueri.

    Previsão do tempo

    De acordo com a prefeitura, a propagação do sistema frontal deixa o tempo fechado e chuvoso nesta segunda-feira (10). Os termômetros oscilam entre 24°C no início da madrugada e 18°C no fim da noite.

    Desde a madrugada, há regiões da cidade que concentraram mais de 100 milímetros de chuva.

     
    Motoristas se arriscam no meio da enchente — Foto: Reprodução/TV GloboMotoristas se arriscam no meio da enchente — Foto: Reprodução/TV Globo

    Motoristas se arriscam no meio da enchente — Foto: Reprodução/TV Globo

     

Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102

Patricia Bueno Mussi
redacao@maxnoticias.com.br

 

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo