Cuiabá (MT), 19 de agosto de 2018 - 05:37

? ºC Cuiabá - MT

Brasil

04/01/2018 09:46

Tecnologia na infraestrutura de transportes traz agilidade e segurança nas estradas

transporte rodoviário é o principal meio de escoamento da produção de bens e matéria-prima no Brasil. Pelas estradas passam mais de 60% das cargas nacionais. E para fazer esse trabalho logístico com segurança e agilidade, facilidades tecnológicas têm tornado a rotina do caminhoneiro e das transportadoras mais ágil e seguro.

Fundamental para o setor, a pontualidade costuma ser uma preocupação para motoristas e empresários devido ao tráfego intenso e à constante necessidade de paradas. Uma das ferramentas que tem reduzido esse problema é a inteligência artificial na cobrança das praças de pedágio. Os sistemas de rádio frequência instalados em veículos fazem a leitura automática nos postos, o que tira a necessidade do motorista parar na cancela para efetuar o pagamento, que é automatizado.

A fiscalização é outro motivo de muitas paradas. Mas no Brasil está em implantação o monitoramento eletrônico de caminhões e ônibus que tem reduzido consideravelmente isso. O Canal Verde Brasil, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é um sistema que faz a leitura eletrônica dos veículos por meio de TAGs e controla a circulação de cargas e passageiros.

Através de pontos espalhados pelas principais vias de escoamento de produção do país, são lidos dados como origem e destino dos veículos, o que é transportado e, caso necessário, aponta locais para verificação de pesos e medidas dos caminhões. E esse controle é feito de forma remota, o que também agiliza o processo. O objetivo é tornar o país mais competitivo através da redução de custos decorrente das paradas, ampliar a frequência de viagens e, como consequência, aumentar a rentabilidade dos investidores.

Monitoramento aumenta a segurança

A preocupação com a segurança nas rodovias levou a aplicação de tecnologia para monitoramento dos veículos. Equipamentos enviam informações de localização via satélite, rádio ou celular, a partir das quais é possível saber de onde ele saiu, para onde vai, o trajeto que faz, se está dentro da rota programada e se chegou ao destino. Fora isso, os dados recolhidos podem ser usados pelas empresas para otimização dos serviços.

Através dessa fiscalização, uma possível irregularidade pode ser verificada em tempo real, como um desvio de rota não previsto, e saber se há algo errado, como um assalto. Em caso de ocorrência, a empresa de segurança pode ter acesso ao sistema interno do caminhão para cortar o combustível, efetuar o travamento das portas ou emitir sinais de alerta. É possível ainda acionar a polícia e equipes de segurança para interceder.

Aplicativos de mobilidade

O acesso ao GPS possibilita que os motoristas usem aplicativos de mobilidade que podem melhorar seus deslocamentos em território nacional. Através dos smartphones, eles podem acessar os programas que ajudam a seguir rotas para seus destinos, além de sugerirem alternativas mais rápidas, apontarem problemas na pista como acidentes, obras e engarrafamentos.

 

Cartão agiliza processos e aumenta segurança

Outra facilidade para caminhoneiros e empresas é o uso de cartões, como o Cartão Transportes Bradesco, criado para ser usado no dia a dia da estrada. Ele substitui a carta frete, facilita o pagamento em estabelecimentos conveniados da Rede Visa, que inclui o abastecimento de combustível. Também facilita o pagamento de pedágios e permite saques, consultas e extratos no Bradesco Dia & Noite.

Com o alto risco de assaltos nas estradas brasileiras, o cartão aumenta a segurança do motorista, que não precisa levar grandes quantias em dinheiro e cheques nas viagens, além de dar praticidade para as operações. Outra grande vantagem é que ele passa a ter a garantia do recebimento do frete, sem atrasos ou burocracia, e possibilita a comprovação de renda para obter linhas de crédito. Para as empresas contratantes, há a otimização dos processos e redução de custos, melhor controle e gestão através do site Transportes Bradesco, agilidade na liberação de viagens e aumento na segurança.

É a tecnologia a serviço da logística das empresas.


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102
redacao@maxnoticias.com.br

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo