Cuiabá (MT), 27 de fevereiro de 2020 - 19:11

? ºC Cuiabá - MT

ASSEMBLEIA/MT

01/09/2016 10:18

Deputados escolhem hoje Mesa Diretora que comandará AL nos próximos anos

A eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acontece nesta quinta-feira (1), em sessão extraordinária. Os deputados vão escolher quem irá comandar a Casa de Leis durante o biênio 2017/2018. O pleito se encaminha para ter uma chapa única, governista, encabeçada pelo atual primeiro-vice-presidente, deputado estadual Eduardo Botelho (PSB), mas com a presença de um parlamentar de oposição.O deputado de PSB deverá ter o atual presidente, deputado Guilherme Maluf (PSDB), como primeiro-secretário, e o deputado Gilmar Fabris (PSD) sendo o primeiro-vice. Esse é o projeto considerado “governista”, que nos bastidores contam com o apoio do governador Pedro Taques (PSDB).

A segunda secretária deve ficar com o deputado Ondanir Bortolini (PSD), o Nininho, que chegou a flertar com a oposição por ter considerado uma traição o nome de ele ter sido tirado da primeira vice-presidência em favor de Fabris. Max Russi (PSB), antes cotado para a segunda-secretária, deve ocupar a segunda-vice-presidência. Para a terceira secretaria o nome citado nos corredores é o de Baiano Filho (PSD).

O quarto-secretário deverá ser Silvano Amaral (PMDB), parlamentar de oposição, para contemplar o “grupo dos sete”. Formado por sete deputados de oposição e independentes, -r Zeca Viana (PDT), Janaína Riva (PMDB), Emanuel Pinheiro (PMDB), Silvano Amaral, Sebastião Rezende (PSC), Pery Taborelli (PSC) e José Carlos do Pátio (SD) -, o bloco chegou a tentar viabilizar uma chapa alternativa.

Antes de Pinheiro ser candidato a prefeito de Cuiabá, eles conseguiram aglutinar até nove parlamentares, sendo necessários 13 para vencer uma eleição. Com a nova empreitada do peemedebista, e com grupo cada vez mais ser considerado oposição, ao invés de independente, alguns deputados voltaram a compor com a chapa governista.

Nas últimas semanas o grupo voltou a ter expectativas de lançar uma chapa. Isso porque Ondanir Bortolini (PSD), o Nininho, atual primeiro secretário, chegou a flertar com a oposição por ter considerado uma traição o nome de ele ter sido tirado da primeira vice-presidência em favor de Fabris. Contudo, ele voltou a “fechar” com os parlamentares governistas.

O Olhar Direto acompanha a eleição de dentro da Assembleia Legislativa. Acompanhe aqui:

09h06: O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, deu inicio a sessão e abriu as inscrições para as chapas interessadas em concorrer pela Mesa Diretora. Após a eleição, ele continuará presidente até o fim de 2016, mas terá de conviver com a sombra do próximo presidente já eleito.

09h03: O deputado Silvano Amaral, do “grupo dos sete”, confirmou que a negociação é para ele fazer parte da Mesa Diretora na Quarta Secretaria. Contudo, ele vai aguardar a chegada de todos os outros deputados de oposição e independentes para conversar e bater o martelo se aceita ou não fazer parte deste projeto.

09h10: A composição dos três principais cargos da chapa – Presidência, Primeira Secretaria e Primeira Vice-Presidência – já estavam definidos há algumas semanas. Informações de bastidores dão conta de que os outros cargos foram confirmados em um jantar realizado na residência do deputado Guilherme Maluf, na noite de quarta-feira (31).


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102
redacao@maxnoticias.com.br

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo