Cuiabá (MT), 19 de outubro de 2018 - 13:55

? ºC Cuiabá - MT

Agronegócios

12/12/2017 15:45

Meio Ambiente promove 1º debate sobre desenvolvimento socioeconômico da Agricultura Familiar

 

Reporter

Cláudia Joséh

O evento acontece no auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetagri), estrada do Capão Grande, nesta quarta-feira (13), das 8h às 17h 

Mais de 200 pessoas entre agricultores familiares, técnicos e gestores de instituições com atuação na agricultura familiar participam do debate ‘Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental da Agricultura Familiar’ – 1° Seminário da Agricultura Familiar de Várzea Grande, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável. O evento acontece no auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetagri), estrada do Capão Grande, nesta quarta-feira (13), das 8h às 17h.

O seminário definirá a agenda de prioridades e estratégias para a ação integrada entre as instituições de extensão rural, em parceria com as organizações dos agricultores, visando fortalecer a Agricultura Familiar no município. A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários e EMPAER/MT são parceiras do evento com estratégias de atuação para o fortalecimento da agricultura no Estado.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Farias, o seminário irá discutir a realidade da agricultura familiar, sua importância e contribuição para o município de Várzea Grande, com o propósito de sensibilizar as autoridades e lideranças rurais, identificar as demandas de políticas públicas municipais para a agricultura familiar e ampliar as parcerias institucionais em prol do desenvolvimento da agricultura familiar.

“O esforço conjunto entre as instituições deve se buscar soluções que contemplem as características de diversidade agricultura familiar no município, que se caracteriza por público diversificado em seus modos de vida, práticas culturais e pela pluriatividade com manejo simultâneo de múltiplos ambientes e diversos recursos dos ecossistemas”, explica Helen.

Conforme a secretária a agricultura familiar do município preserva os alimentos tradicionais, contribui para uma alimentação balanceada, protege a agrobiodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais e representa ainda, uma oportunidade para impulsionar as economias locais.

“É necessário reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais, principalmente nas agendas municipais, identificando oportunidades para promover mudanças com foco no desenvolvimento mais equitativo e equilibrado. O acesso às tecnologias e serviços de extensão com uma assistência técnica de qualidade, executada de forma ampla e contínua, são pontos essenciais para que a Agricultura Familiar possa continuar desenvolvendo seu importante papel para o desenvolvimento do segmento econômico”, pontua Helen.

Para a secretária, o principal objetivo do Seminário, é de trazer mais conhecimento para somar forças com este segmento econômico da agricultura. “Nossa Secretaria está preparada e aberta para debater o melhoramento e fortalecimento do setor no município visando aumentar a produção e a qualidade dos alimentos, agregando novas tecnologias de produção. Neste evento vamos reunir profissionais gabaritados que com certeza contribuirão para trazer mais conhecimentos às pessoas ligadas à agricultura familiar de Várzea Grande”, destaca.

Os participantes serão divididos em grupos de trabalho, para discutirem os temas nas áreas: econômica, ambiental, social e infraestrutura, definidos pela coordenação do seminário e, após a apresentação dos grupos, a plenária fará os questionamentos, contribuições e validação das propostas onde será elaborado um documento final. Será também criado um Grupo Gestor, formado por representantes das entidades participantes, que serão responsáveis pela articulação dos encaminhamentos e propostas na busca dos resultados esperados.


Fale Conosco

Fone (65) 3023-2102
redacao@maxnoticias.com.br

 

Assessoria Jurídica.

Marcos Davi Andrade

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Max Notícias.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo